Não perca mais tempo

Você já percebeu como, às vezes, o tempo parece voar? Embora em algumas situações desagradáveis tenhamos a sensação de que o tempo parou, não há nada mais certo do que a passagem do tempo. Uma das verdades mais notáveis para mim é o fato de que todos somos seres destinados à eternidade, porém ainda limitados pelo tempo. Considerando a importância do tempo podemos dizer que a qualidade de vida está diretamente ligada à forma como usamos nosso tempo.

     O tempo pode ser visto como um tirano cruel a roer nossa existência. Realmente, a ”tirania do tempo” é um grande estressante. Entretanto, o tempo pode ser visto como a plataforma destinada a relacionamentos, realizações, desempenho, inovação, etc. Acredito que há uma palavra-chave para usar o tempo com este modo positivo: planejamento. Uma frase bem construída afirma: ”A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”(John L. Beckley).

     Não estou escrevendo como quem domina o tema. Não quero gerar a ilusão de que sou um expert em planejamento. Porém tenho percebido, pelas minhas tentativas de planejamento e pelo exemplo de outros, os benefícios de se planejar.

     Os maiores exemplos de planejamento que conhecemos poderão nos dar uma idéia prática de planejamento, porém ainda serão apenas tênues reflexos diante do planejamento de Deus.

    Estou certo de que jamais chegaremos ao planejamento perfeito, tal como os dEle. Porém acredito ser inspirador enxergar as evidências e os vestígios de planejamento que Ele nos deixou na Bíblia. A evidência disto pode ser vista nas profecias bíblicas, em especial, as que mostram o plano de salvação. Jesus, desde seu nascimento até sua morte em favor daquele que nEle crêssem e o encontro dos salvos com o Salvador, tudo planejado e executado de modo tanto gracioso quanto justo!

   Paulo, o apóstolo, na carta aos Efésios, cap.5 v.15 chama a atenção dos cristãos a terem cuidado quanto ao modo como vivem.  A força do contraste “louco” ou “sábio” quanto a isso, mostra duas formas de um cristão viver.  No v. 16  o Espírito Santo chama-nos à atentarmos  para o sábio uso do tempo.

    Um estudo deste  texto de Efésios nos mostra algo que eu resumo da seguinte forma:

    Temos que parar de “empurrar a vida com a barriga” como insensatos. A prudência quanto ao modo como vivemos (cap. 5 v.15), revelará sabedoria levando-nos a usar bem o tempo (cap. 5  v.16). Só é possível ser sábio no uso do tempo, nestes dias maus, mantendo as duas metas:

  • Buscar compreender qual a vontade do Senhor (cap. 5 v.17), e
  • Enchendo-se do Espírito Santo (cap. 5 v.18)

As três áreas que envolvem nosso planejamento quanto ao uso sábio do tempo aparecem no texto.  Elas promovem as circunstâncias para alcançarmos as duas metas, sendo elas:

  • Igreja (não o edifício mas o relacionamento com os crentes da igreja local) (cap. 5 v.19-21)
  • Família (relacionamento entre marido/esposa, pais/filhos) (cap. 5 v.22-33 e cap. 6 v.1-4)
  • Trabalho (relacionamento entre patrão/empregado) (cap. 6 v.5-9)

E você? Está disposto(a) a vier a vida cristã de que modo? Modo louco o modo sábio?

Modo sábio?

Excelente escolha!

Está preparado?

Prepare-se para a jornada mais emocionante de toda sua vida!  Faça seu planejamento para atingir as duas metas dentro das três áreas. Fortifique-se no Senhor e revista-se de toda a armadura de Deus.  Sem ela não será possível resistir no dia mau. Esta é a luta de todo cristão contra o Diabo. Não lute contra pessoas, mas contra o pecado e as forças do mal (cap.6 v. 10-18).

Nenhuma guerra pode ser vencida sem alvos bem definidos, mapa das áreas onde se dá a luta e planejamento estratégico bem definido para cada área.

O tempo é uma ferramenta de Deus, o planejamento do uso do tempo é uma ferramenta do cristão para cumprir a vontade dEle sendo dirigido plenamente(cheio) pelo Espírito Santo.

Deus nos abençoe nisto!

Via Texto no Contexto