Conta uma lenda que um lavrador foi procurar o sábio do seu vilarejo para se queixar sobre as dificuldades da vida

Estava cansado de lutar com os problemas. Parecia que mal terminava de resolver um e surgia outro pior. Estava a ponto de desistir de tudo.

O sábio pediu-lhe para descer até o lago e trazer um balde com água. Feito isso, o sábio dividiu a água em 3 panelas e colocou-as no fogão. Logo a água estava fervendo.
Na primeira panela, colocou uma cenoura; na segunda, um ovo; e na terceira, um punhado de folhas de chá.

Depois de meia hora, o sábio tirou as panelas do fogão. Pegou a cenoura e colocou-a numa tigela, o ovo em outra e derramou o chá numa terceira tigela. Virando-se para o lavrador, perguntou:
– Diga-me o que você esta vendo?
– Cenoura, ovo e chá.
– Pegue a cenoura e aperte-a. O que lhe parece?
– A cenoura esta cozida, mole.
– Agora, peque o ovo e quebre – disse o sábio.
O lavrador quebrou a casca e viu que o ovo estava cozido e firme.
Por fim, o sábio mandou o lavrador tomar o chá. 
Ele sorriu quando sentiu o aroma delicioso e bebeu com prazer. Em seguida, perguntou:
– O que o senhor pretende com isto?
O sábio explicou que essas três coisas tinham enfrentado a mesma dificuldade: a água fervente. E cada uma reagiu de maneira diferente. A cenoura entrou forte e rija, mas ao ser submetida ao calor, amoleceu. O ovo era frágil, só contava com a casca muita fina para proteger seu interior, mas a água fervente o fez endurecer. As folhas de chá, entretanto, mostraram um comportamento singular: depois de passarem alguns segundos mergulhadas na água fervente, elas modificaram a água!
– Qual deles é você? – indagou o sábio. Como reage quando a adversidade bate a sua porta? Você como a cenoura, o ovo ou as folhas de chá?

Moral da história: Quando você estiver diante dos problemas da vida, pergunte a si próprio: “O que sou? Uma cenoura, que parece forte, mas amolece e se fragiliza na primeira dificuldade? Um ovo que começa com um coração frágil e espírito fluido, mas depois da perda de um emprego ou outro problema torna-se rígido e endurecido? Ou a folha de chá, que consegue transformar as dificuldades em oportunidades, liberando seus aromas e sabores. 
Como você lida com as dificuldades?
(autor desconhecido)

Compartilhei esta história para que possamos refletir sobre seu ensinamento.

Paz e Alegria,
Carlos Hilsdorf
Página Oficial: Carlos Hilsdorf