A vida é imprevisível. Nenhum de nós espera as circunstâncias repentinas que podem trazer divisão, desapontamento e perda.


Quem poderia adivinhar que uma pandemia nos forçaria a ficar isolados, acabaria com nossos planos, bagunçaria toda nossa vida e nos deixaria com saudades da esperança do Natal passado?


A vida pode mudar em um instante, nos dando golpes inesperados. É tão fácil nos encontrarmos em um lugar de desespero, ansiando por algum tipo de conforto. Em Romanos 15:13 diz “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espirito Santo. ” Essa é uma oração maravilhosa que Paulo quer para a vida de cada cristão que está passando por estas circunstâncias.


Esperança é o foco.


Particularmente, que o Deus da esperança nos faça transbordar dela. Interessantemente, a esperança é mencionada não uma, mas duas vezes neste versículo. A primeira menção se refere a Deus como a origem da esperança. Prevemos um resultado favorável não baseado em preceitos, mas em Sua pessoal. Não importa quão difíceis sejam nossas circunstâncias, podemos ter esperança por causa de quem Deus é: Todo-Poderoso, sábio e bom.


A segunda menção de esperança se refere a nós como os destinatários, a quem esta esperança é direcionada. Deus a derrama em nós quando escolhemos acreditar que Ele é quem diz ser, e que Ele nos dá é uma firme garantia de que o fim que nos aguarda é bom.


Nós vivemos em meio a outras pessoas, e elas estão desesperadamente buscando esperança, e Deus deseja que nossa vida transborde, derramando o que recebemos aos que nos rodeiam, criando neles uma curiosidade profunda sobre a fonte de nossa paz. Não somos nós que inventamos ou criamos esta esperança por nossa própria força, ela não é fruto da nossa força de vontade. Deus torna esta esperança possível pelo poder do Espirito Santo que vive em nós.


E a Palavra dEle é o instrumento. Quando mais meditamos no versículo de Romanos 15:13, mais Deus curará as feridas de nosso coração. Ele quer fazer isso por você e por todos os Seus filhos. Podemos nos agarrar à esperança sabendo que, um dia, Jesus voltará e consertará todas as coisas. Um dia, Ele limpará cada lágrima de nossos olhos, e nunca mais experimentaremos tristeza alguma.

Enquanto esperamos, podemos viver na esperança, porque a fonte da esperança vive em nós.

Max Machado